quinta-feira, 29 de novembro de 2018

HOMENS E MULHERES CONECTADOS COM O PROPÓSITO DE DEUS PARA SUA GERAÇÃO



Todos nós queremos ser úteis, usados, bênção nas mãos de Deus. Isso é um desafio. Porém, conseguiremos isso fazendo do nosso jeito ou podemos aprender com personagens da Bíblia? Atos 13:36 diz que Davi “serviu ao propósito de Deus em sua geração”. Como entender essa expressão?

Muito falamos sobre vários aspectos da vida daquele que foi o homem “segundo o coração de Deus”, sobre seu pecado, seu arrependimento, sua fé, suas conquistas na guerra, mas quero chamar atenção para algumas características de Davi que Deus quer ver reproduzidas em nós para que também sejamos homens e mulheres segundo o seu coração e que também sejamos úteis à nossa própria geração.

Davi foi útil porque ele se dispôs a cumprir o propósito de Deus para a sua geração, para o seu tempo. Davi estava conectado com esses propósitos, ele não estava aprisionado a tradições do passado ou a religiosidade formal, por isso muitas de suas atitudes escandalizaram as pessoas de sua época, como na ocasião em que ele dançou compulsivamente de alegria celebrando o retorno da Arca da Aliança para Israel (II Samuel 6:16) ou quando ele pegou os pães sagrados do templo para se alimentar em batalha (I Samuel 21:1-6).

Para sermos iguais a Davi e nos tornarmos relevantes aos propósitos de Deus para nossa geração, além de não estarmos presos a tradições, precisamos desenvolver algumas características básicas:

1.      Entenda que você é a manifestação da glória de Deus aqui no lugar onde você vive (Colossenses 1:27). Não espere que a “glória” se manifeste do céu, que desça como nuvem ou que “encha a casa”, pois você é essa manifestação através das suas atitudes. Então desenvolver atitudes que expressem os valores do Reino de Deus é a melhor forma de estar conectado com os propósitos do Criador para a sua geração.

2.      Não viva para si próprio, mas tome para o si propósito para o qual Deus te gerou (Gálatas. 2:20a) Uma das questões mais inquietantes para nós, humanos, é o sentido da vida. E o melhor lugar para encontrar esse sentido é buscando em Deus e na sua Palavra, identificando os sinais em sua própria vida. E sabe quais são os melhores sinais que Ele deixou em cada um de nós? Os dons. Sim, cada um de nós possui dons, talentos, habilidades e ao identifica-las podemos desenvolver uma trajetória de vida dedicada ao propósito para o qual fomos criados.

3.      Você precisa se despir de todos os preconceitos (Gálatas 3:26-28; Colossenses 3:11). Existem dezenas de preconceitos que expressamos, que nos limitam, primeiramente porque somos frutos de uma cultura imperfeita, comprometida com o sistema de um mundo baseado no interesse, na exploração de uns sobre outros e no acumulo material. Enxergar esses preconceitos em nós mesmos e atuar continuamente para debela-los é uma das melhores formas de nos conectarmos com o propósito de Deus para a nossa geração, pois os preconceitos são desenvolvidos socialmente e geralmente passam de uma geração para outra. Aqui quero utilizar três tipos de preconceitos que paralisaram a Missão da Igreja, calaram a sua voz profética e por isso impediram que ele fosse uma expressão plena da glória e do propósito do Criador:

v  Preconceito contra as mulheres. Por causa do machismo durante séculos as mulheres tiveram papel secundário na Igreja e foram impedidas de viver plenamente seu chamado e expressar seus dons. Porém, desde Joel 2:28 até Gálatas 3:28, passando por Atos 2:2, entre outras passagens, a Palavra de Deus deixa claro que somos todos iguais diante de Deus e que todos recebemos o Espírito Santo, homens e mulheres.

v  Preconceito contra os negros, que foram escravizados, e a igreja perdeu a chance de ser a principal voz contra a escravidão, já que Gálatas e Colossenses dizem que todos nós somos iguais e livres diante de Deus e Gênesis 1 diz que Deus deu do seu espírito a todo ser humano criado. Não existe justificativa bíblica ou ética para o sistema de escravidão que a cultura ocidental desenvolveu e que foi apoiado pela maior parte da igreja cristã.

v  Falta de aliança com a Criação. Em Gênesis 9:9 a Bíblia fala da aliança de Deus com os animais e com tudo que foi criado e em Colossenses 1:20 diz que Jesus através de seu sangue derramado na cruz restaura todas as coisas aos propósitos para os quais foram criadas, tanto as que estão nos céus, quanto as que estão na terra. Ecologia e ambientalismo não não deveria ser "coisa" de ong ou de universidade, mas sim a expressão do compromisso de todo cristão com a obra do Criador.



4.      Ter aliança com as gerações (Salmo 145:4) não significa apenas que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas sim que cada geração é responsável por ensinar quem Deus é para a geração seguinte e também que Deus se revela com mais intimidade e profundidade a cada geração e é nosso papel estar conectado com essa revelação, sendo instrumento de sua vontade.
     
Buscar sempre conhecer a vontade de Deus, estar conectado com seu propósito, sem estar preso a armadilhas do passado, a tradições e a religiosidade formal, significa “renovação de mente”, ter a “mente de Cristo” (Romanos 12:2; Filipenses 2:5 e Efésios 4:23) e esse é o principal desafio para aqueles que querem viver plenamente o propósito para o qual foram criados.


Belém-PA, novembro de 2018
Pr. Fidelis Paixão



Nenhum comentário: